Integrantes do Funcelfa participam de capacitação

Capacitação visa a melhoria dos serviços prestados e a garantia da aplicação das leis e dos direitos da criança e do adolescente em situação de acolhimento

A nova gestão da Fundação Comunitária Fabricianense (Funcelfa), antiga Cidade do Menor de Coronel Fabriciano, recebe até a próxima terça-feira (28) uma capacitação visando a melhoria dos serviços prestados e a garantia da aplicação das leis e dos direitos da criança e do adolescente em situação de acolhimento. A informação é do governo local.A capacitação é oferecida por profissionais da Secretaria de Governança de Assistência Social, Creas e Judiciário.

“A fundação respira novos ares e projeta um futuro melhor para crianças e jovens abrigados na instituição, com respeito às leis e melhor gestão dos recursos públicos”. A fundação tem capacidade para abrigar 40 crianças. Atualmente há 28 acolhidos de 0 a 18 anos.“A principal importância dessa capacitação é qualificar o serviço. Esse serviço já existe, mas a gente percebe que a equipe muda muito e precisou ser trocada nos últimos meses. É um serviço técnico e toda a equipe é peça chave no desenvolvimento dessas crianças”, afirma Letícia Godinho, secretária de Governança de Assistência Social.

A capacitação tem como temas: Marcos Normativos e Regulatórios da Assistência Social; a Profissionalização dos Serviços de Acolhimento; Formação e Sistema Judiciário, Conselho Tutelar dentre outros.Letícia lembra que os jovens acolhidos na Funcelfa passaram por situações de abandono ou violação de direitos o que exigem um olhar diferenciado sobre eles a fim de amenizar seus traumas e resgatar sua autoestima.

Segundo Elisiane Pires Magalhães, coordenadora da Funcelfa, devido à pandemia de covid-19, as visitas do público à fundação foram suspensas. Apesar do distanciamento, o trabalho com os jovens não sofreu impactos. Ela ressalta “que a capacitação da equipe de servidores dará mais qualificação no atendimento diário e abrirá possibilidades de um futuro melhor para as crianças e adolescentes acolhidos”.

Postado originalmente por: Diário do Aço

Pesquisar