“Instrumentos nós temos na mão e o recurso nós vamos buscar”, afirma novo secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Após reunião com o governador Romeu Zema e o vice-governador Paulo Brant na semana passada, o arquiteto e historiador Leônidas Oliveira foi escolhido como o novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Ele tomou posse do cargo na última quarta-feira (13).

O novo secretário é mineiro de São Gotardo, cidade do Alto Paranaíba, e assume a pasta durante a pandemia do novo coronavírus que mudou drasticamente a rotina de várias cidades mineiras. Segundo ele, os primeiros desafios enfrentados neste período são relacionados à assistência básica aos artistas e trabalhadores, além da retomada do funcionamento dos estabelecimentos e atividades turísticas seguindo o plano Minas Consciente, que prevê a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social.

Leônidas pretende “criar uma campanha de recursos” para ajudar trabalhadores, assim como ensinar os que estão com dificuldades de acessar o aplicativo para solicitar o Auxílio Emergencial do governo federal para receber os R$ 600.

“O cenário de como o vírus vai se comportar não está claro em nenhum lugar do mundo. Mas já sei que em algumas cidades da Europa já começam a ter corredores de turismo, isso é o que está sendo feito fora do Brasil. Então é estabelecer os protocolos de segurança para que as pessoas possam viajar. Primeiro nós vamos andar pela cidade, que também é uma forma de turismo, depois pela região, pelo estado e para fora do Brasil”, explica o secretário sobre o retorno do turismo nas cidades de Minas.

Com a volta do turismo, o secretário acredita que haverá muitas promoções e que essa travessia vai potencializar o setor no estado. “Instrumentos nós temos na mão e o recurso nós vamos buscar”, afirma.

“Comunicação é a alma do negócio”

Para finalizar a entrevista, Leônidas explicou que espera que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) possam se unir para a promoção turística dos destinos mineiros para que sejam gerados emprego e renda. De acordo com ele, “a comunicação é a alma do negócio”.

“Nós vamos sair com vontade de ver coisas bonitas. Minas é um estado fantástico e maravilhoso”, destaca.

Currículo

Leônidas já foi presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Além disso, ele já trabalhou no governo federal, como presidente interino da Embratur, que é vinculada ao Ministério do Turismo. Em seguida, Lêonidas foi diretor-executivo da Fundação Nacional de Arte (Funarte), relacionada à Secretaria Especial de Cultura.

O secretário tem graduação em arquitetura e urbanismo pela PUC Minas, mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/Gregoriana de Roma (Itália). Ele também é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.

 

Pesquisar