Nessa quinta-feira (17), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou situação crítica de escassez hídrica em parte do Rio Pará, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O trecho do rio se refere a parte da estação Carmo do Cajuru.
A estão integra dez cidades, sendo Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Desterro de Entre Rios, Divinópolis, Itaguara, Oliveira, Passa Tempo, Piracema e Resende Costa.
Além disso, a declaração do instituto, vai afetar 36 usuários que possuem autorização para captar água superficial do Rio Pará.
No entanto, à medida que vai ser válida até o dia 30 de novembro, estabeleceu o corte de até 50% na captação diária.
De acordo com o Igam, a decisão foi tomada devido os níveis do Rio Pará apontarem vazões abaixo de 70% do nível referencial.
O instituto ainda informou que conforme a Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) 49/2015, os usuários que utilizam os recursos hídricos da estação vão ter que reduzir a captação.
Sendo assim, a redução vai ser de 20% do volume diário outorgado para as captações de água para finalidade de consumo humano ou dessedentação animal ou abastecimento público; 25% do volume diário outorgado para a finalidade de irrigação, podendo ser excepcionalizada por meio de Deliberação Normativa; 30% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial e 50% do volume outorgado para as demais finalidades, exceto usos não consuntivos.