O estudo é considerado o principal termômetro de consumo de áudio e rádio no Brasil
Publicado nesta quarta-feira (9), o estudo Inside Áudio 2024, feito pela Kantar IBOPE Média, aborda os principais dados em relação ao consumo de áudio pelos brasileiros e é considerado o principal termômetro de consumo do meio no País.
Implicações dos novos dispositivos e hábitos de consumo, impacto das publicidades, média diária de consumo, temas mais atrativos para o público e setores com maior afinidade e investimento em rádio são alguns dos tópicos da pesquisa.
Segundo o Inside Áudio, 91% da população consome algum tipo de conteúdo de áudio, de acordo com dados do Target Group Index TG BR 2024 R1. O rádio, principal expoente do áudio, é ouvido por 79% da população nos 13 mercados regularmente analisados pela Kantar IBOPE Media. Os ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio.
Dentre as 13 praças que fazem parte da pesquisa, a que dedica mais tempo à mídia é a Grande Rio de Janeiro, com 04h22 (em média). Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, as regiões metropolitanas de Vitória (ES) e Recife (PE). Em quarto lugar está a região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
O alcance emocional do rádio é um dos seus atributos mais reconhecidos, a nova onda do painel indica que 61% dos líderes de marketing irão criar ações para rádio. Os consumidores, por sua vez, atestam a eficácia da propaganda no rádio, em suas diferentes modalidades. De acordo com o estudo, 83% dos ouvintes de rádio escutaram campanhas ou outras ações publicitárias em algum formato de áudio.
Outro ponto marcante da pesquisa é que o consumo em digital agrega 54% de alcance ao consumo no dial. 38% dos ouvintes afirmam que a possibilidade de escutar rádio online transformou o hábito. Esse tipo de consumo reforça sua característica de mídia de mobilidade.
Esses e outros dados estão ilustrados no estudo, que confirma a relevância, adaptabilidade e credibilidade do rádio.
Confira o estudo completo: Inside Áudio 2024