O início do fim de semana deve ser marcado por chuva forte em Juiz de Fora e região. Conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o fim desta sexta-feira (10) e as primeiras horas de sábado (11), as condições atmosféricas estarão favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de ventos fortes (entre 40 e 60 km/h) em diversas áreas do estado, entre elas, a Zona da Mata. Por volta das 18h, nuvens carregadas eram observadas no céu juiz-forano. O alerta via SMS da Defesa Civil também aponta para o risco de tempestade severa para a região nas próximas horas. Na cidade, a aproximação de uma massa de ar seco, afasta a possibilidade de precipitações durante a tarde de sábado, mas não estão descartadas as chuvas em formas de pancadas rápidas.
Mesmo com a chuva, o 5º Distrito Meteorológico prevê calor em todo o estado mineiro neste sábado. Em Juiz de Fora, no sábado e domingo, os termômetros devem marcar mínima de 20 graus e máxima de até 32 graus. Nesta sexta-feira (10), a mínima alcançada foi de 20,8 graus, enquanto a máxima registrada foi de 32,2 graus.
Site disponibiliza dicas e ações da Defesa Civil sobre período de chuvas
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Juiz de Fora lançou um hotsite, que reúne informações da Defesa Civil referentes ao período de chuvas na cidade. A intenção é que a ferramenta possa manter um canal direto de divulgação com a população sobre as ações realizadas durante o período chuvoso. Além de relembrar deveres da população na sessão “Faça sua parte”, a plataforma também orienta quanto a cuidados necessários em dias de chuvas: como surgimento de trincas no chão e paredes de imóveis; risco de contaminação e transmissão de doenças em áreas inundadas; e cuidados ao transitar em vias alagadas, entre outras. Para utilizar o serviço, basta acessar o link pjf.mg.gov.br/chuva-de-verao/index.php.
O post Inmet aponta para possibilidade de chuva forte em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora