Início da safra de café diminui agendamentos de doação de sangue em Manhuaçu

O período frio e o início da safra de café faz com que o número de agendamentos para doação de sangue caia no hemonúcleo de Manhuaçu. Além desse período, que já tem uma redução, o número de doações de sangue em Minas Gerais caiu, em média, 27% na pandemia.

De acordo com o Hemominas, pessoas infectadas pelo coronavírus só podem doar sangue 30 dias após a completa recuperação, sem sintomas e sequelas da Covid-19. Para aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas, é preciso aguardar 14 dias para se submeter ao procedimento. O intervalo é necessário após o último contato com alguém doente.

Os doadores que já foram vacinados e são considerados aptos ao procedimento também devem aguardar um prazo específico para se submeterem à doação. O tempo varia de acordo com o imunizante. Para quem recebeu doses da CoronaVac, é preciso aguardar 48 horas. Já o doador que recebeu doses da AstraZeneca, deve aguardar sete dias.

O Hemominas pede aos doadores que fazem parte dos grupos de risco para que aguardem o fim do isolamento social para que voltem a frequentar o hemocentro.

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Com informações da Fundação Hemominas

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar