O IPC-S, Índice de Preços ao Consumidor Semanal, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, fechou o mês de outubro com alta de 0,77%. A taxa, no entanto, foi menor do que a registrada em setembro, de 1,43%.
Com este resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses, chega a 9,73%. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV, todas as sete capitais pesquisadas apresentaram recuo em suas taxas de variação. E, Salvador ficou com o menor índice, de 0,44%.
O grupo Educação, Leitura e Recreação foi o que mais contribuiu para o resultado de outubro, com a taxa passando de 3,13% na terceira semana do mês, para 1,57% na quarta semana. O destaque foi a queda no preço da passagem aérea, que variou 9,97%, depois de uma alta de 20,44% na mesma comparação.
Também houve recuo nos preços das frutas, conserto de bicicletas e na tarifa de eletricidade residencial. No sentido contrário, subiram os preços da gasolina, artigos de higiene e cuidado pessoal, calçados infantis e tarifa de telefone residencial.
Além de Salvador, o IPC-S é pesquisado em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto ilustrativa: Pixabay