Índice de Transformação Digital sobe para 77% em Minas Gerais

Com mais serviços digitalizados para os cidadãos, MG ocupa terceiro lugar no ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos governos estaduais e Distrital, da ABEP-TIC

Governo de Minas continua ampliando a digitalização de serviços prestados pelo Estado. O índice de Transformação Digital subiu, neste ano, para 77,56%. A porcentagem no final de 2021 era 74,5% e, em 2018, 48%. O salto significativo dessa gestão significa que mais serviços foram digitalizados para o cidadão, trazendo mais modernidade e comodidade à população mineira.

O Índice de Transformação Digital corresponde às etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer a uma unidade de atendimento presencial. Somente em 2022, 87 novos serviços foram digitalizados.

“O objetivo do Governo de Minas é levar melhorias para a vida do cidadão mineiro. Por isso, trabalhamos em uma busca permanente pela inovação, pela transformação e pelo aprimoramento dos serviços públicos que prestamos”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Ranking

Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC). Trata-se de um estudo anual que monitora o índice e os resultados de transformação digital nos estados.

No levantamento geral, Minas Gerais é o terceiro estado do país melhor avaliado no ranking de oferta de serviços digitais aos cidadãos. Já em dois eixos específicos da pesquisa, que tratam da “Capacidade para a oferta digital de serviços” e “Regulamentação sobre modernização para a oferta se serviços públicos”, o Estado ficou em primeiro lugar.

“Os resultados refletem o trabalho de cooperação entre os diversos órgãos e entidades estaduais para oferecer um serviço mais simples e inovador para o cidadão por meio da tecnologia”, conclui o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

As informações são da Agência Minas Gerais. 

Foto: divulgação

Pesquisar