Incêndio destrói área equivalente a 490 campos de futebol, em Itamonte

Militares do Corpo de Bombeiros estão na Serra Fina, em Itamonte, no Sul de Minas, desde a madrugada desta segunda-feira (20) para combater um incêndio de grandes proporções. Além da corporação, participam dos trabalhos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voluntários, aeronaves e equipes do Exército Brasileiro e do Instituto Estadual de Florestas.

Segundo os bombeiros, a corporação, brigadistas do  ICMBio e guias locais credenciados acamparam na serra, onde a temperatura chegou a -3° C nesta madrugada.

Ainda conforme os militares, o foco principal de incêndio foi debelado na Pedra da Mina após intenso trabalho. Porém, as equipes permanecem no local realizando o controle e monitoramento dos pequenos focos de incêndio, que poderão entrar em reignição.

No início do combate, a corporação fez um voo com o intuito de monitorar e reconhecer a área atingida e definir as estratégias do dia.

A Serra Fina está situada na Serra da Mantiqueira, na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais.

De acordo com os bombeiros, entre os meses de julho e outubro, existe maior incidência de focos de queimadas em Minas. O principal motivo é o período de estiagem e o tipo da vegetação existente no estado.

Os militares estimam que foram queimados 490 hectares, o equivalente à área de 490 campos de futebol.

Foto: Divulgação/CBMMG

 

Pesquisar