Projeto que integra o Natal da Mineiridade proporciona uma experiência imersiva e conduz o visitante a uma jornada até o Palácio do Natal
Uma celebração que une tradições natalinas e a rica identidade cultural de Minas Gerais. Essa é a proposta da iluminação e da programação cultural do Circuito Liberdade, que integram o Natal da Mineiridade e foram inaugurados na última sexta-feira (29), em Belo Horizonte.
A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio e parceria da Cemig.
Entre os dias 29 de novembro e 6 de janeiro de 2025, o público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial, por meio de um espetáculo único composto por cores, cantatas, imagens, esculturas e luzes que celebram a cultura mineira e a universalidade do espírito natalino.
“Este evento não é apenas uma celebração do Natal, mas uma ode à mineiridade. É um momento em que a cultura, a fé e a arte se entrelaçam, proporcionando uma experiência única que resgata tradições e cria memórias afetivas. É uma celebração coletiva que posiciona Minas Gerais como um destino de Natal único, destacando a riqueza cultural e a hospitalidade mineira”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A iluminação e a programação se estenderá da Praça da Liberdade para o Palácio da Liberdade e entorno. Além disso, haverá a Vila da Mineiridade, um espaço voltado à valorização do artesanato, da cozinha e da hospitalidade mineira.
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça receberão decoração que refletirá a diversidade cultural do estado. Também estão instaladas luminárias de Marilda Castanha e um Papai Noel inflável de oito metros. Criado pelo artista JJBZ, a escultura inflável segura um pedaço de queijo, o que faz uma homenagem à mineiridade e comemora a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O destaque será o Palácio da Liberdade que se transforma no Palácio do Natal, uma novidade de 2024. A entrada simbólica nesse cenário mágico será por meio do Pórtico Alameda Travessia. Em seguida, um Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, guiam o público até o Palácio do Natal.
Neste espaço, uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, que traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, homenageiam o Vale do Jequitinhonha.
Dentro do Palácio, que está aberto ao público deste o último sábado (30), haverá um acervo com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira. O público entrará no espaço por meio de uma sala lateral, que foi decorada como o escritório do Papai Noel. O passeio completo leva o visitante a mais quatro ambientes que imaginam o cotidiano dessa figura natalina: a cozinha, o quarto, a sala de jantar e a sala de estar onde o Papai Noel dará as boas-vindas aos visitantes.
O acendimento das luzes contou com a apresentação do Coral Black to Black com vozes de 200 crianças. Um cortejo com o Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel, em carro aberto, na Alameda Travessia completaram a programação.
O Natal da Mineiridade também é realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Confira o cronograma do Natal da Mineiridade – Praça da Liberdade:
Palácio do Natal: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta: de 16h às 22h
Sábados e domingos: de 14h às 22h
Papai Noel: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta: de 19h às 22h
Sábados e domingos: de 14h às 22h
Praça da Liberdade: Aberta até 6 de janeiro de 2025, com atividades gratuitas e acessíveis.
Acendimento das luzes às 19h e desligamento à meia noite