FGV divulgou prévia do indicador
O Índice Geral de Preços-Mercado subiu 1,28% nos primeiros dez dias de dezembro. O percentual é menor do que o registrado no mesmo período de novembro, quando ficou em 2,67%. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, que divulgou a primeira prévia do indicador com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 23,79% para 23,52%.
Para o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz, a alta menos intensa no IGP foi favorecida pela queda das taxas de variação das commodities de maior expressão no Índice de Preços ao Produtor Amplo. Os destaques foram a soja (9,21% para -2,60%) e o minério de ferro (-2,80% para -3,65%).
Também nos primeiros dez dias de dezembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo teve alta de 1,39%. No mesmo período do mês de novembro, o índice teve elevação de 3,48%.
O Índice de Preços ao Consumidor foi outro que teve variação positiva. Saiu de 0,41% no primeiro período de novembro, para 0,86% nos primeiros dez dias de dezembro. Conforme a pesquisa, seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram alta em suas taxas de variação, com destaque para o grupo educação, leitura e recreação (0,19% para 3,52%). Nesta classe de despesa, o comportamento do item passagem aérea foi destaque. A taxa passou de 1,56% para 26,08%.
*As informações são da Radioagência Nacional.