Idosos institucionalizados começam a ser vacinados em JF

Pessoas acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) começaram, nesta quinta-feira (21), a ser vacinadas contra a Covid-19 em Juiz de Fora. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na cidade existem 695 pessoas nessa condição, em 21 instituições. Conforme as autoridades em saúde, os idosos, devido à idade avançada, associada, em muitos casos, à presença de comorbidades, estão mais expostos aos agravos causados pelo coronavírus. Dados da Prefeitura apontam que, das 638 vítimas fatais do coronavírus contabilizadas até esta quarta-feira, 513 (80,4%) são idosos. Por esse motivo, o grupo é considerado pelo Ministério da Saúde um dos grupos prioritários para a imunização.

A expectativa da Secretaria da Saúde é de imunizar esses quase 700 idosos até a tarde desta sexta-feira (22). Além deles, os profissionais da saúde que atuam nessas instituições também serão vacinados. Conforme balanço da PJF, até a noite desta quinta, 1.092 pessoas já haviam recebido doses da Coronavac na cidade. Os dados consolidados serão divulgados na manhã desta sexta.

As atividades iniciaram nesta quarta, com a abertura simbólica da campanha. Na ocasião, quatro auxiliares de enfermagem e outros 43 vacinadores foram imunizados para começarem as atividades. Os vacinadores são os responsáveis pela imunização dos trabalhadores em saúde que atuam em hospitais e Upas diretamente no enfrentamento à Covid-19 e que, portanto, estão expostos à maior carga viral. Além disso, em casos de contaminação pela doença, cada trabalhador poderá ficar mais de 14 dias afastado do trabalho, o que afeta diretamente o serviço de saúde e o atendimento ao público. Por esses fatores, o grupo também é prioritário para a imunização contra o vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde, no município foram confirmadas laboratorialmente a infecção de 1.244 profissionais de saúde pela Covid-19 até a última quarta-feira e, até o momento, sete profissionais faleceram vítimas da doença.

A previsão é de que os profissionais da saúde comecem a ser vacinados até este sábado pela manhã, em seus locais de trabalho, pela equipe da PJF. Além dos profissionais da saúde e dos idosos em ILPIs, esta fase da vacinação abrange os indivíduos com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena aldeada – este último perfil, no entanto, não se encontra em Juiz de Fora.

Veja as instituições atendidas nesta quinta, segundo a PJF:

Abrigo Santa Helena – 124 idosos e 88 profissionais de saúde
Pousada Bom Pastor – 33 idosos e 46 profissionais de saúde
Regapi – 37 idosos e 33 profissionais de saúde
Pousada Despertar – 64 idosos e 42 profissionais de saúde
Fundação Espírita João de Freitas – 68 idosos e 53 profissionais de saúde
Madre Maria São Miguel – 24 idosos e 31 profissionais de saúde
Pousada Vida Nova – 35 idosos e 33 profissionais de saúde
Pousada Maria Veiga – 42 idosos e 36 profissionais de saúde
Recanto das Bromélias – 20 idosos e 12 profissionais de saúde
Pousada Bem Estar – 24 idosos e 17 profissionais de saúde
Recanto Melhor Idade – 26 idosos e 19 profissionais de saúde
Residencial Buriti – 33 idosos e 35 profissionais de saúde
Por Amor Residencial – 5 idosos e 8 profissionais de saúde
Pousada Vida Feliz – 19 idosos e 35 profissionais de saúde

O post Idosos institucionalizados começam a ser vacinados em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar