O Hospital Cônego Ubirajara Cabral adquiriu uma moderna usina de oxigênio de alta eficiência, cuja compra só foi possível graças ao apoio da Paróquia de São Sebastião que destinou 25% da renda da festa de São Sebastião à entidade.
Após ampla pesquisa, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis optou por comprar a usina da marca ‘PCI Gases do Brasil’. Ela que possui os únicos geradores do mundo com tecnologia VSA, que consomem pouca energia e não liberam resíduos.
O modelo instalado em Alpinópolis, um DOCS80, proporciona a geração de oxigênio no local de uso, conforme a demanda do hospital, com produção de até 3.504 m³ por mês (4.8m³/hora) com índice de pureza em torno de 93%. O equipamento é considerado seguro, de fácil manutenção e utiliza o ar disponível na atmosfera terrestre como fonte principal para a separação e produção de oxigênio. Todo o processo funciona automaticamente e atende todas as normas e resoluções vigentes do mercado.
Em comum acordo entre a direção do hospital, festeiros gerais e o padre Donizetti de Brito, da paróquia de São Sebastião, está sendo programada a inauguração da usina para o mês de outubro, durante as comemorações do jubileu de ouro do Hospital Cônego Ubirajara Cabral.
Além de proporcionar mais agilidade no fornecimento de oxigênio, outra grande vantagem do equipamento é a economia proporcionada aos cofres da irmandade, já que a produção será realizada nas próprias dependências do hospital.
Este gás é fundamental em vários procedimentos hospitalares, sendo imprescindível em situações como paradas respiratórias, nebulizações, procedimentos nos setores de pediatria, centro cirúrgico e pronto socorro.
Como a quantia repassada pela Paróquia de São Sebastião foi insuficiente para a compra da aparelhagem, o setor de captação de recursos e a diretoria do hospital estão programando para 2020 a realização de um novo leilão Arca de Noé. Na sua primeira edição, o leilão permitiu a compra de equipamentos para o Centro de Diagnóstico de Cardiologia, que está em pleno funcionamento.
Para comentar a conquista da usina, Daniel de Paula, responsável pelo setor de captação de recursos da Santa Casa, invocou a memória do monsenhor Ubirajara Cabral – personalidade que dá nome ao hospital – devido a seu empenho na construção do prédio da entidade. Também ressaltou a importância do apoio da paróquia e dos festeiros.
“É sempre bom lembrar que o saudoso monsenhor Ubirajara idealizou e construiu o hospital justamente com a arrecadação das festas da igreja católica, principalmente a Festa de São Sebastião. Aqui aproveito para agradecer ao padre Donizetti e aos festeiros gerais por esta bonita ação de doar parte da arrecadação da festa para a Santa Casa. Graças a Deus a entidade vem crescendo e mantendo firme o propósito de prestar o melhor atendimento para seus pacientes”, destacou.
Via TribunaAlpina
O post Hospital de Alpinópolis adquire usina de oxigênio apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro