Homicídios caem 17% em Minas no primeiro trimestre

Número de vítimas reduziu mais da metade em algumas regiões; em BH índice caiu 29,4%

O número de vítimas de homicídio teve queda de 16,9% em Minas Gerais no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado representa um total de 129 vidas poupadas em relação a 2020: foram 635 vítimas de janeiro a março deste ano contra 764 em igual período do ano anterior.

A redução foi registrada em 15 das 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Em todo o estado, destaque para as quedas nas regiões de Curvelo, Patos de Minas e Poços de Caldas, onde o número de vítimas caiu mais da metade: -75,7% na 14ª Risp, com sede em Curvelo; -61,9% na 10ª Risp, com sede em Patos de Minas; e -54,6% na 18ª Risp, com sede em Poços de Caldas. As regiões de Uberaba, Lavras, Sete Lagoas e Vespasiano também apresentaram reduções significativas.

Divulgação/Sejusp

Indicadores

Importante indicador da criminalidade e um dos menos afetados pelo contexto de distanciamento social, o número de vítimas de homicídios consumados também teve queda na capital: em Belo Horizonte a redução foi de 29,4%. Levando em conta todos os municípios mineiros, 710 municípios (o equivalente a 83,2% do total) não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices na comparação com o mesmo período de 2020.

O levantamento, compilado pelo Observatório de Segurança Pública, foi divulgado nesta segunda-feira (12/4) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Todos os meses, a Sejusp publica em seu site os índices de criminalidade dos 853 municípios mineiros.

Perfil das vítimas

Homens pardos e negros, com faixa etária entre 35 e 64 anos, concentram a maior parte das vítimas de homicídios em Minas Gerais em 2021. No recorte por sexo, entre as 635 pessoas assassinadas no primeiro trimestre deste ano, 581, o equivalente a 91,5%, eram do sexo masculino e 54 (8,5%) do sexo feminino.

Considerando o recorte racial, foram 312 pessoas pardas (49,1%), 125 negras (19,7%) e 109 brancas (17,2%) — o restante se divide entre albinos, amarelos ou não identificados. Já em relação à faixa etária, 210 vítimas (33,1%) tinham entre 35 e 64 anos; 176 entre 18 e 24 anos (27,7%) e 118 entre 25 e 29 anos (18,6%).

Divulgação/Sejusp

Integração para resultados

A redução dos índices de homicídio é fruto de uma gestão eficiente na Segurança Pública mineira. Investimentos em ações de inteligência e fortalecimento da integração entre as Forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistemas Prisional e Socioeducativo, além das Guardas Municipais e Polícias Federal e Rodoviária Federal — têm potencializado o enfrentamento à criminalidade violenta no estado.

Ações conjuntas e coordenadas, como a recente operação Caminhos de Minas, têm sido realizadas com frequência. No fim de março, a segunda fase da megaoperação foi deflagrada em rodovias mineiras com foco em ações de prevenção e repressão qualificada à criminalidade violenta. Entre os resultados, 204 pessoas foram presas, mais de 18 mil veículos abordados, 57 quilos de drogas apreendidos e 18 armas de fogo retiradas de circulação.

Sistema Integrado

A integração das Forças de Segurança em Minas, por sua vez, é possível graças ao Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), que completa 17 anos nesta terça-feira (13/4). Instituído pelo Decreto Estadual 43.778/04, ele é o alicerce para criação de todas as estruturas integradas hoje existentes no Estado, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Observatório de Segurança Pública e as Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisps), além das metodologias utilizadas no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e na Integração e Gestão de Segurança Pública (Igesp).

Por meio da Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, o Sids atua na promoção, articulação e apoio a planos de ações operacionais em cooperação com órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Elas permitem desde a realização de operações, como a Caminhos de Minas, até a monitoração de grandes eventos e a gestão de momentos de crise. O resultado são ações qualificadas na prevenção e repressão à criminalidade violenta.

Foi a partir do Sids, também, que surgiram serviços como o Disque Denúncia Unificado, que, no primeiro trimestre deste ano registrou cerca de 110 mil comunicações de crimes por meio de denúncias anônimas; e o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), unidade que recebeu, nos primeiros três meses de 2021, mais de 1 milhão de chamados para as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, pelos números 190, 197 e 193.

Pesquisar

Hacklinkbetsat
betsat
betsat
holiganbet
holiganbet
holiganbet
Jojobet giriş
Jojobet giriş
Jojobet giriş
casibom giriş
casibom giriş
casibom giriş
xbet
xbet
xbet
grandpashabet
grandpashabet
grandpashabet
İzmir psikoloji
creative news
Digital marketing
radio kalasin
radinongkhai
gebze escort
casibom
casibom
extrabet giriş
extrabet
sekabet güncel adres
sekabet yeni adres
matadorbet giriş
betcio giriş
casibom
Casibom giriş
marsbahis güncel giriş
tiktok video indir
Türkçe Altyazılı Porno
Kingroyal Vip
Casibom Giriş
deneme bonusu veren bahis siteleri
94lüyüm armut götlüyüm
grup sex bonusu veren stylr
grandpashabet
marsbahis girişgrandpashabethttps://postedpost.com/starzbet güncel girişmarsbahismarsbahiscasibom güncel girişmarsbahis girişgrandpashabethttps://postedpost.com/starzbet güncel girişmarsbahismarsbahiscasibom güncel giriş
marsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibom güncel girişeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımcasibommarsbahismarsbetmarsbahismarsbahismarsbahismarsbahismarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibom güncel girişeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımcasibommarsbahismarsbetmarsbahismarsbahismarsbahismarsbahis