Homem se acorrenta em poste em forma de protesto à falta de medicamentos em Uberaba

 

Na manhã desta sexta-feira (3), funcionários da Superintendência Regional de Saúde – SRS Uberaba, se surpreenderam com um protesto silencioso na porta da instituição.

O paciente Salvador dos Reis Filho, 57 anos, se acorrentou a um poste em sinal de protesto contra a falta de medicamentos. Ele passou por um transplante de coração há 18 anos e faz uso contínuo de um medicamento chamado ciclosporina para evitar a rejeição do órgão transplantado. Porém, essa é a segunda vez que não consegue o remédio.

Caso não consiga o medicamento, o paciente pretende fazer novo manifesto na segunda-feira (6). Em nota enviada a reportagem do JM Online a SRS Uberaba admitiu a falta no estoque.

“Informamos que o medicamento em falta se encontra em processo de aquisição pela SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde/MG). Ressaltamos que a SES/MG entende que é de suma importância o fornecimento regular desse medicamento e está empenhando esforços para a normalização da situação o mais breve possível. Tão logo o item seja entregue em no almoxarifado da SES/MG, a distribuição a todas regionais de saúde do Estado será autorizada”.

Indicado por um funcionário da SRS, o paciente foi até o Hospital de Clínicas da UFTM na tentativa de conseguir o medicamento que também foi negado. A reportagem acionou a assessoria de imprensa do hospital, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Veja a nota da SRS, na íntegra:

O paciente Salvador dos Reis Filho possui processo deferido na SRS para os medicamentos: ciclosporina 50 mg e micofenolato de mofetila 500 mg. Na data de 02/05/2019 houve o atendimento de 30 comprimidos de micofenolato de mofetila 500 mg. Já o medicamento ciclosporina 50 mg está desabastecido. Complementamos que até no mês de abril de 2019 o paciente estava recebendo os dois medicamentos (retirada em 01/04/2019: 60 comprimidos de ciclosporina 50 mg e 30 comprimidos de micofenolato de mofetila 500 mg).

Informamos que o medicamento em falta se encontra em processo de aquisição pela SES/MG. Ressaltamos que a SES/MG entende que é de suma importância o fornecimento regular desse medicamento e está empenhando esforços para a normalização da situação o mais breve possível. Tão logo o item seja entregue em no almoxarifado da SES/MG, a distribuição a todas regionais de saúde do Estado será autorizada.

Por JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar