Homem em situação de rua monta barraca para “morar” na Santos Dumont

Foto/Jairo Chagas

Na companhia de três cães, ele organiza na calçada a mala e um cobertor e até uma garrafa de aguardente para espantar o frio em noites geladas

Avenida Santos Dumont foi o local escolhido por homem em situação de rua para seu novo ponto de moradia. Ele está em calçada no sentido bairro/centro. Para quem já está habituado ao isolamento social, não foi difícil encontrar espaço para montar a barraca em via que costumeiramente é tão movimentada.

Na companhia de três cães, ele organiza na calçada a mala e um cobertor e até uma garrafa de aguardente para espantar o frio em noites geladas. Assim como ele, há outros também em situação de rua em diferentes pontos da cidade, por escolha ou consequências.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o município informa que continua com o serviço da Abordagem Social, durante o dia e à noite, onde percorre as praças, ruas, pontos prioritários, como rodoviária, Mercado Municipal, avenida Coronel Joaquim de Oliveira Prata, Marcus Cherém, entre outros, além dos locais onde a comunidade aciona para a sensibilização do morador em situação de rua para ir ao acolhimento.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para o acolhimento há 7 instituições credenciadas para atender a esse público, com número de 65 pessoas acolhidas até o momento. “No período da pandemia, a Seds estendeu mais 48 novas vagas nestas instituições, além das 65 que já estavam preenchidas, ampliação por meio de novo convênio emergencial pela pandemia”, explica a secretaria.

Segundo a pasta, a Casa de Passagem está funcionando para migrante/itinerante para capacidade de até 20 pessoas. “Na Casa de Passagem há um espaço que foi preparado para regime de isolamento social, para pessoas em situação de rua com suspeita de coronavírus, área separada”, conta.

Ainda de acordo com a pasta, a abordagem social vai até avenida Santos Dumont para tentar fazer o acolhimento do homem. Quando a reportagem o viu, ele afirmou que não sairia de lá.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar