Homem de 47 anos é detido suspeito de tráfico de droga

Levantamento feito pela Polícia Militar de Patos de Minas, a pedido do portal Clube Notícia, mostra que, de janeiro a julho deste ano, 147 pessoas foram vítimas de estelionato no município. O modo de atuação, geralmente, é o mesmo: os bandidos entram em contato com as vítimas, oferecem vantagens – como empréstimos, bilhetes premiados e outros – e arrancam dinheiro. Para o Major PM, Ernesto Fürst, falta de informação é o principal problema. “Infelizmente, muitas pessoas não sabem e, por isso, considera comum, por exemplo, depositar quantias em dinheiro para receber um empréstimo. Isso não existe!”, explicou. No entanto, alerta o Major, é preciso ficar atento, pois há outros padrões de atuação. “Fique atento. Nós lembramos que, em caso de desconfiança, acione as autoridades e proteja seus dados”, disse em entrevista para a equipe do Clube Notícia.

Além dos golpes aplicados na rua, em plena luz do dia, as redes sociais também se tornaram uma opção bastante utilizada pelos criminosos. Pelo whatsapp, por exemplo, são oferecidos empréstimos, seguros e saques de valores retroativos de FGTS. Há registros, inclusive, de casos de falsos contratos enviados por meio do aplicativo. “As ligações também são um problema. Essas pessoas, que geralmente ligam de presídios, oferecem falsos benefícios, ou tentam aplicar o golpe do sequestro”, contou o Major.  Nesses casos, manter a calma é fundamental. Desconfiar das informações e acionar as autoridades é o procedimento padrão mais adequado. “Não aja sozinho. Acione a PM, a Polícia Civil, tente contato com os familiares e não realize nenhuma transferência de dinheiro, nem forneça dados pessoais”, orienta o militar.

Para o Major, a ganância das vítimas é um dos fatores que contribuem, em muitos casos, para que as vítimas sejam extorquidas com mais facilidade pelos bandidos. “Geralmente tem sempre alguém interessado em ganhar alguma coisa, por isso eles caem nos golpes. É preciso desconfiar: ninguém dá nada para ninguém, principalmente dinheiro”, disse.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar