Hemocentro convoca doadores de sangue para reforçar estoque no período de férias

Hemocentro de Uberaba convoca doadores de sangue para o período de férias. Depois das festas de fim de ano e com um mês inteiro de férias pela frente, o número de doadores de sangue cai significativamente, mas a demanda continua a mesma, por isto o Hemocentro faz o alerta para doações.
De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, antes mesmo do período de festas já havia déficit no estoque de sangue, mas agora a situação está ainda mais grave. “Nós precisamos muito do tipo de sangue ‘O’ positivo e ‘A’ positivo, pois são os mais usados, mas os tipos ‘O’ negativo e ‘A’ negativo estão com estoques de 36% e 30% do ideal, respectivamente”, explica o coordenador.
Paulo destaca que é uma situação preocupante, pois a rotina de atendimento não muda, sendo férias ou feriado, o doente não tem recesso. E, além disso, ainda tem as intercorrências agudas, que são os acidentes, que em algumas situações as vítimas precisam de sangue. Inclusive, neste período do ano, infelizmente, acontecem mais acidentes devido às férias. “Assim, convoco toda comunidade, de toda regional do Triângulo Sul, pois atendemos pacientes de diversas cidades da regional, para que faça a sua doação, salve vidas, pois estamos precisando. O sangue ainda é uma terapêutica insubstituível, apesar do avanço da medicina, ainda não existe sangue artificial. Enfim, a falta de sangue nos preocupa e muitos procedimentos eletivos podem ser adiados devido a essa situação”, diz.
Vale ressaltar que o atendimento no Hemocentro de Uberaba está normal: período da manhã, das 7h30 às 11h30, e no período da tarde, 13h30 às 17h30. Também é feita a coleta noturna na segunda quarta-feira do mês, que acontece no próximo dia 10, das 18h às 21h.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: