Guarda Municipal amplia apoio à atuação de órgãos da PJF durante pandemia

A Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), em cumprimento à manutenção dos serviços essenciais, segue com todo seu contingente em atividade neste período de pandemia. Além de manter seu funcionamento normal, a corporação vem se desdobrando para atender as crescentes demandas dos mais diferentes setores da administração municipal. Nas últimas semanas, por exemplo, a Guarda remanejou equipes para apoio de ações desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Saúde (SS) e Comunicação Pública (Secom). Em todas as oportunidades, a função prioritária da GM foi a de resguardar a integridade de servidores e autoridades públicas, para realização de suas atividades com tranquilidade.

Junto aos profissionais da SDS, a GM dá suporte para organização do fluxo de pessoas assistidas por programas sociais, que buscam os serviços em sistema de escala de atendimento. Com a Semaur, os guardas atuam em apoio ao serviço da fiscalização de posturas, assegurando condições para que fiscais exerçam sua função sobre eventuais atividades irregulares. Para a Secom, a Guarda disponibilizou equipe de segurança de prédios públicos e de autoridades municipais em reuniões estratégicas.

O patrulhamento preventivo da Guarda Municipal também continua. Dentro do propósito de aproximação comunitária, as rondas abrangem praças da região central, monitorando condições de segurança destes espaços públicos, inclusive em período de isolamento social. A equipe motorizada ainda se mantém de prontidão, para eventual necessidade de apoio à alguma ocorrência nos demais postos de trabalho da GM. Soma-se a este trabalho a agilidade da equipe de motoapoio, que reforça toda ação preventiva nas ruas da cidade.

Outra equipe em ação é a da Ronda SUS (Sistema Único de Saúde), estratégia de cobertura em segurança voltada para os serviços e servidores da área. O projeto foi efetivado em parceria com a Secretaria de Saúde (SS), levando equipes da guarda a interagir mais efetivamente com setor essencial, neste momento de alerta mundial em saúde.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar