Um incêndio de grandes proporções consumiu dois hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e 164 hectares de uma área com palha de cana, em uma propriedade rural próxima ao Bairro Santa Edwiges, em Ituiutaba, na tarde deste domingo, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros a área atingida representa 166 campos de futebol.
Estão sendo feitos levantamentos para tentar identificar a autoria do incêndio florestal, bem como suas possíveis causas.
Participaram dos trabalhos de combate a Polícia Militar de Meio Ambiente, militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas da empresa que planta cana de açúcar na propriedade. A informação é de que o incêndio teria se iniciado em uma estrada vicinal, o qual se alastrou rapidamente devido a ação dos ventos, vindo a ocasionar os danos para a propriedade rural.
O incêndio florestal produziu grande quantidade fumaça e fuligem, o que causou transtornos aos moradores de Ituiutaba/MG. Ninguém se feriu.
Esta é a segunda grande ocorrência de incêndio florestal nesta propriedade este ano. O outro incêndio ocorreu no dia 06 de setembro e também atingiu áreas de preservação permanente.
Provocar incêndio florestal é crime ambiental com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa. Além disso, o responsável está sujeito às penalidades administrativas e a obrigação de reparar o dano ambiental.
Além dos militares, 12 brigadistas de uma empresa sucroalcoleira auxiliaram no combate às chamas. Os trabalhos foram encerrados no local no início da tarde.
Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa