Governo federal também reconheceu emergência em outras 15 cidades de oito Estados brasileiros
Devido à seca, chuva e inundações, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nessa terça-feria (13), a situação de emergência de 17 municípios de nove Estados do país.
Em Minas Gerais, as cidades de Ataléia, na região do Vale do Jequitinhonha, e Matipó, na Zona da Mata, tiveram o reconhecimento devido as chuvas intensas.
Alegre, no Espírito Santo, Santa Carmen, no Mato Grosso, Água Azul do Norte e Aveiro, no Pará, e Natividade, no Rio de Janeiro, também foram municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Já Aracatu, Boa Nova, Caetanos, Capela do Alto Alegre, Jaguarari, Planto, ambas cidades localizadas na Bahia, Caruaru, em Pernambuco, e Dom Inocêncio, no Piauí, tiveram a situação de emergência reconhecida devido a estiagem.
Tapauá e Juruá, no Amazonas, foram atingidas por inundações.
Desta forma, as prefeituras vão poder ter acesso a recursos federais para realizar ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e até recuperação de infraestruturas públicas danificadas.