Serviço que permite acionar 190, 197 e 193 via chat é ampliado e já estará ativo no Carnaval para reforçar a segurança dos foliões
A população de Belo Horizonte e mais nove municípios já pode fazer o acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) pela internet.
O atendimento virtual será realizado por meio do Emergência MG, serviço pioneiro no país que faz a mobilização integrada das polícias e Bombeiros via chat.
O cidadão poderá solicitar ajuda por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram (basta procurar na lupa por Emergência MG).
O anúncio da expansão, a um mês do início do Carnaval, foi feito na manhã desta sexta-feira (12/1), em apresentação para a imprensa, após fase de testes de 30 dias no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Agora, o Emergência MG já está disponível para receber demandas da capital e das cidades de Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
O serviço é uma revolução na mobilização das forças de segurança pública em Minas, uma vez que as chamadas telefônicas eram o único modo disponível de acionamento há 47 anos, quando a Central de Operações da Polícia Militar foi criada, em 1976.
O Emergência MG também significa a criação de uma única porta de entrada para acionamento da PM, PC e Corpo de Bombeiros Militar. Ou seja, o cidadão acessará um único serviço para resolver qualquer questão de emergência que demande ajuda das forças de segurança.
A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).