Com a nova estrutura, os 30 mil moradores da cidade não precisarão mais se deslocar para outros municípios
A população de Coromandel, no Alto Paranaíba, será beneficiada com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai melhorar o acesso à saúde no município. O governador Romeu Zema vistoriou, nesta segunda-feira (25), o andamento das obras de reforma e ampliação do espaço localizado na Avenida Municipal, no Centro da cidade.
Em setembro de 2023, o Governo de Minas repassou R$ 5,94 milhões em recursos estaduais para as obras, que têm previsão de conclusão, segundo o município, para o segundo semestre de 2025.
Com a nova estrutura, os 30 mil moradores da cidade não precisarão mais se deslocar para outros municípios – como Monte Carmelo, Patrocínio, Patos de Minas ou Uberlândia – para conseguir atendimento, uma das prioridades nas ações de saúde traçadas nesta gestão.
“Essa UPA é um marco para a cidade. É uma estrutura que já estava aqui há mais de 30 anos e agora passa por obra para ser totalmente remodelada, ampliada. Terá mais equipamentos para melhor atender à população. Este é um compromisso da minha gestão e estamos no caminho certo para levar mais saúde de qualidade para os mineiros”, disse o governador.
Atualmente, o único Pronto Atendimento (PA) do município funciona em uma estrutura alugada. Após a reforma do prédio, será possível atendimento de fácil acesso, de qualidade e humanizado, com plena capacidade para suprir a demanda local.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou que a nova unidade vai ampliar o atendimento na cidade, inclusive com a realização de cirurgias.
“Essa UPA traz um detalhe especial, pois ela ela será mais sustentável financeiramente. A partir do momento em que estiver aberta e habilitada, recursos estaduais e federais começarão a chegar para custear, tirando da prefeitura esse peso, já que a saúde, geralmente, consome, em média, 30% do orçamento municipal. Então, dessa maneira o município poderá gerir melhor os recursos públicos. Além disso, com este novo equipamento, teremos a possibilidade de aumentar as cirurgias eletivas, por meio do Operar Mais, programa que é sucesso no estado inteiro”, explicou o secretário.
Após a ampliação e reforma da UPA, a previsão de atendimento da unidade é de uma média de 4 mil pessoas por mês, que poderão contar com serviços de média complexidade em clínico geral, ginecológico e pediátrico, entre outros, sem ter de percorrer até 160 quilômetros para serem atendidas.
*Informações: Agência Minas