Governador de Minas discute ações do Estado sobre fortes chuvas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu na tarde desta terça-feira (28) para discutir ações do Estado sobre assistências feitas as vítimas atingidas pelas fortes chuvas. O encontro aconteceu momentos antes das chuvas que atingiram Minas na noite de ontem.

A reunião ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Foi criado o Gabinete de Crise, instalado para auxiliar na emissão de alertas meteorológicos, onde atuam a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Estiveram presentes no local representantes das Forças de Segurança, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar e dos demais órgãos estaduais que estão auxiliando no atendimento ao resgate das vítimas. O governador ressaltou o bom trabalho da equipe do governo nas tentativas de minimizar e evitar novos problemas.

Ações Governamentais

O governador Zema liberou a antecipação, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo às 101 cidades atingidas pelos fortes temporais. O valor é equivalente a R$3,4 milhões e serão repassados aos municípios atingidos.

A Sedese (Secretaria de Desenvolvimento Social) estuda a possível capacitação de cofinanciamento federal para Serviços de Proteção em Calamidades Públicas e o adiantamento do Bolsa Família.

Além disso, Zema sobrevoou as cidades atingidas no último domingo (26) e liberou cerca de R$90 milhões para reconstrução das áreas danificadas pelas chuvas.

Pesquisar