“Gincana Ecológica” arrecada cerca de 15 toneladas de lixo eletrônico na área rural

Durante o mês de junho, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realizou uma “Gincana Ecológica” em quatro instituições de ensino na área rural de Juiz de Fora. Cerca de 15 toneladas de lixo eletrônico foram entregues nos pontos de coleta nas escolas. Cada material recolhido vale um ponto, e a escola que fizer maior pontuação ganha uma festa. Todas as instituições participantes ganharão um laboratório de informática oferecido pela empresa E–Ambiental. A Escola Municipal “Padre Wilson”, no distrito de Igrejinha, foi a ganhadora dessa primeira edição.

Para o gerente da empresa e-Ambiental, Thiago William da Cunha, “a gincana possibilitou a reciclagem do material, evitando-se contaminação, caso fosse enviado para lugares impróprios. Estou muito feliz com a interação das comunidades. Em breve lançaremos mais gincanas e vamos ajudar ainda mais a evitar danos à natureza”, enfatizou.

A vice-diretora da escola Padre Wilson, Neiva Síria Rampilelli, relata: “Ganhar um laboratório de informática para nossos alunos é riquíssimo, no próximo bimestre nossa escola terá um diferencial. Foi muito gratificante ver o envolvimento de todos da comunidade”.

A agente comunitária de Saúde do Bairro Igrejinha, Simone Anjos dos Santos Oliveira, aderiu à campanha e ajudou na divulgação. “Saímos de casa em casa avisando sobre a gincana. Muitos não sabiam o que era lixo eletrônico, e ajudamos a fazer um trabalho de conscientização”, finalizou.

O diretor operacional do Demlurb, Tiago Rocha, disse que a gincana ultrapassou sua expectativa. “Nossa meta era arrecadar cinco toneladas, chegamos a três vezes mais, estamos no caminho certo e vamos levar essa gincana para mais bairros da cidade”, destacou.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Educação e as empresas Nexas resources e E-Ambiental, dentro primeira edição do “Bem Comunidade”, através do programa “Parceria pela Valorização da Educação”.

Confira a pontuação de cada escola

1° lugar, com 16.306 pontos: Escola Municipal “Padre Wilson”, em Igrejinha

2° lugar, com 10.704 pontos: Escola Municipal “Coronel Emílio Esteves dos Reis”, no distrito de Humaitá

3° lugar, com 4.908 pontos: Escola Municipal “Professora Helena Antipoff”, na comunidade de Rosário de Minas

4° lugar, com 2.390 pontos: Escola Municipal “Nagib Feliz Cury”, no distrito de Penido

Fonte: PJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar