Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (08), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.
A artista havia pausado a agenda de shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, em setembro.
Entretanto, Gal decidiu retomar suas apresentações, visto que o seu espetáculo “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80, foi muito bem aceito pelo público e também pela crítica.
Inclusive, os shows entraram na programação de vários festivais. No último final de semana, a cantora tinha uma atração marcada no festival Primavera Sound, em São Paulo, porém foi cancelado de última hora.
Conforme a equipe, ela não se apresentou pois precisava se recuperar da cirurgia e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo as recomendações médicas. Entretanto, seu retorno estava agendado para ocorrer em dezembro e janeiro, com uma turnê na Europa.
Gal Costa
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia, em 1945. No início dos anos 1960, foi apresentada a Caetano Veloso, encontro que proporcionou um vínculo pessoal e artístico.
Ainda na adolescência, conheceu Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem integrou o grupo conhecido como “Doces Bárbaros”. Em 1970, lançaram um disco definidor.
Além disso, participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circencis”, com pouco mais de 20 anos. Já em 1971 fez um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB.
Foto: divulgação/Felipe Souto Maior/Fundarpe