Vacinação só será cumprida se o governo federal conseguir seguir o ritmo da distribuição de doses
Na manhã desta terça-feira (15), o governo de Minas Gerais divulgou o cronograma completo de vacinação contra a Covid-19 por faixa etária. A previsão é de imunizar com a primeira dose todo público-alvo até outubro.
De acordo com o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacchetti, responsável pelo anúncio, o calendário só poderá ser cumprido se o governo federal conseguir seguir o ritmo da distribuição de doses que está previsto.
“Qualquer atraso de distribuição pode impactar o nosso calendário”, disse.
Além disso, o secretário destacou que, para esse mês, a expectativa é que o Ministério da Saúde receba mais 38 milhões de doses, “sendo que Minas Gerais, normalmente, recebe 10% das vacinas.”
Já para julho, estão previstas 35 milhões de doses. Em agosto, o número sobe para 68 milhões. No mês de setembro, devem chegar 62,5 milhões de imunizantes. Em outubro, a expectativa é de receber 65 milhões.
Segundo o calendário de vacinação, pessoas entre 55 a 59 anos serão vacinadas em junho. Entre 50 a 54 anos em julho. Já a faixa etária de 35 a 49 anos será imunizada em agosto. Entre 25 e 34 anos em setembro. Por fim, os jovens entre 18 e 24 anos serão vacinados em outubro.
Confira o calendário: