Frio recorde: madrugada em Juiz de Fora é a mais fria em 21 anos

Uma hora após o frio recorde, observado no termômetro do Inmet, ainda fazia 7 graus em Juiz de Fora (Foto: Eduardo Valente)

A forte massa de ar polar que atingiu parte do Brasil esta semana chegou de forma intensa em Juiz de Fora e região. Nesta madrugada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na cidade a menor temperatura desde 18 de julho de 2000. Fez 5,6 graus, patamar atingido por volta das 6h.

Neste mesmo horário, a sensação térmica era de 0,1 grau, em razão da umidade relativa do ar e das rajadas de ventos. Mais cedo, entretanto, a sensação de frio chegou a ser ainda maior. Às 3h, quando registrava 6,4 graus nos termômetros, a sensação era de 2.6 graus negativos. As rajadas de ventos alcançavam 40 quilômetros por hora naquele momento.

4,2 graus no ano 2000

A temperatura observada em Juiz de Fora nesta madrugada só não é a menor do que o índice identificado no ano 2000, quando os termômetros registraram 4,2 graus. Apesar disso, este ainda não é o recorde absoluto de frio na cidade.

Se considerar a estação meteorológica do Inmet, no campus da UFJF, que está no local desde 1972, a menor temperatura registrada foi de 3,1 graus, em 9 de junho de 1985.

Já em 9 de junho de 1933 o termômetro oficial registrou, em Juiz de Fora, 0,4 grau. Naquela época, a estação meteorológica estava instalada no Largo do Riachuelo.

Recordes das estações meteorológicas em JF

  • Estação no Largo do Riachuelo (entre 1914 e 1952): 0,4 grau em 9 de junho de 1933
  • Estação do Bairro Mariano Procópio (entre 1952 e 1972): 2,3 graus em 6 de julho de 1953
  • Estação da UFJF (desde 1972): 3,1 graus em 9 de junho de 1985

Baixas temperaturas em cidades da região

Não foi apenas Juiz de Fora que registrou temperaturas baixas nesta madrugada. De acordo com dados das estações meteorológicas do Inmet, espalhadas por municípios do entorno, Barbacena teve a menor temperatura da região, com 4,6 graus. Em São João Nepomuceno o Inmet identificou 5,7 graus, seguido de Viçosa, 6 graus, e Coronel Pacheco, 6,5 graus.

Abaixo de zero no Sul de Minas
No Sul de Minas, chamou atenção a temperatura de Monte Verde: 4,5 graus negativos. Em Maria da Fé fez 3,5 graus negativos e em Poços de Caldas 3,3 graus negativos.

Fim de semana

No decorrer do fim de semana, as temperaturas permanecem amenas, embora a tendência seja de elevação gradativa das marcações mínimas. Neste sábado (31), a amplitude térmica deve ser entre 6 e 16 graus. Enquanto no domingo (1º), os termômetros devem registrar mínima de 7,5 graus e máxima de 17,5 graus.

Cidade disponibiliza dez pontos de acolhimento para população de rua

Tendas emergenciais localizadas no Centro de Juiz de Fora, como na Praça Riachuelo e no Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa), foram instaladas pela Defesa Civil da Prefeitura (PJF) para abrigar moradores em situação de rua durante a onda de frio que atinge a cidade. Além desses, Juiz de Fora conta com outros sete pontos de acolhimento, dois temporários na Zona Norte e outros cinco em instituições sociais da cidade.

Foto: Eduardo Valente / Divulgação.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: