Equipes das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e da Saúde, realizaram nesta quarta-feira (31) o trabalho de limpeza nas dependências do Forno Hoffman, no bairro Novo Horizonte, em Timóteo. Cadastrado pelo setor de Zoonoses como uma das 24 áreas de Pontos Estratégicos (PEs) do município que recebem monitoramento constante por causa do risco de proliferação de doenças, o Forno Hoffman, no Bairro Novo Horizonte recebeu a ação intersetorial de limpeza e controle das pragas.
As vistorias nos locais definidos como Pontos Estratégicos (PEs), são feitas quinzenalmente seguindo um planejamento da Coordenação de Zoonoses. Os chamados Pontos Estratégicos (PE) são locais onde há concentração de depósitos propícios para a desova da fêmea do Aedes aegypti ou especialmente vulneráveis à introdução deste vetor.
Nesta terça-feira foi feita a capina, poda e limpeza do local. Para isso, as equipes utilizaram, além de equipamentos individuais, uma pá-carregadeira e um caminhão para recolhimento das galhadas e lixo. Na última ação, realizada anteriormente, já havia sido feita a dedetização, descupinização e catação de caramujos africanos.
Membros do Conselho Municipal de Cultura, que está retomando suas atividades, acompanham de perto o trabalho feito no Forno Hoffman. A preocupação do órgão é com a conservação das instalações. O conselho quer transformar o espaço na Casa de Cultura de Timóteo. Para isso, projetos já estão sendo discutidos visando buscar recursos para investimentos no local e sua recuperação.