Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

Um estudo da Fiocruz Minas constatou que a vitamina B12 pode ajudar no tratamento dos casos de covid 19. Segundo o estudo, a B12 atenua o quadro conhecido como tempestade inflamatória, causado por uma resposta imune excessiva do organismo quando ocorre a infecção. A vitamina atua como um regulador desse evento, sendo capaz de desativar genes que favorecem a inflamação, como explica o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo.

A pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença com as de pessoas saudáveis.  As análises mostraram que aqueles que estavam com Covid tinham expressão alterada de muitos genes e, com a introdução da B12, a expressão desses genes foi similar a dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação. 

Roney Coimbra destaca, no entanto, que ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença.

Como prova da segurança do uso da B12, a equipe da pesquisa constatou ainda que não houve nenhuma alteração nos níveis de expressão dos genes avaliados nas amostras de indivíduos saudáveis. O que, segundo o estudo, também comprova a eficiência da vitamina especificamente para a regulação dos genes com expressão alterada na infecção de Covid.

As informações são da Agência Brasil.

Foto: Pixabay

Pesquisar