Filmes que mostram a diversidade celebram o Dia da Visibilidade Trans na Faixa de Cinema, da Rede Minas, nesta sexta (27)

Domingo é Dia Nacional da Visibilidade Trans e a Rede Minas comemora a data mostrando a comunidade LGBTQIA+ na sétima arte. A Faixa de Cinema exibe, nesta sexta (27),
quatro curtas com enredos ou diretores que mostram a diversidade na frente e atrás da tela. A atração traz os filmes “Lua, mar”, “Cidade etária”, “Estações” e “Eu não sei costurar, lembra?”. Para abrir a sessão, tem entrevista com o cineasta Gabriel Bittencourt.

Curtas de diretores trans estão na programação, com “Lua, mar”, de Agua, e “Cidade etária”, de Danna Martin. O primeiro retrata o drama de um casal em meio ao caos provocado pelo aquecimento global. Os dois moram em uma cidade que foi inundada. A população vive, dividida, o processo mundial de colonização da lua. Nesse impasse, estão Mauro, militante anticolonização, e Luana, que fez exames para se tornar uma das primeiras a habitar o satélite natural. Ele deve decidir entre o afeto e a ideologia. O filme, lançado em 2021, recebeu três prêmios em festivais nacionais.  Já “Cidade etária” apresenta uma reflexão sobre envelhecimento e as mudanças das pessoas, comparando-os a uma cidade.

Dois títulos do cineasta Gabriel Bittencourt completam a programação. O curta “Estações” nasceu do desejo, do diretor, de discutir as idealizações, expectativas e comportamentos que surgem no ambiente familiar ainda no processo de gestação. No enredo, questionamentos sobre os modelos impostos pela sociedade que vão da sexualidade a outros atributos. Bittencourt também entra em cena em “Eu não sei costurar, lembra?”. Nesse curta, dirigido por ele, vive o personagem de uma drag queen que resgata memórias e recorda o histórico familiar em que quebra paradigmas e redescobre novos caminhos e histórias enquanto uma pessoa pertencente à comunidade LGBTQIA+.

Gabriel é ator, dramaturgo e diretor. O artista, nos últimos anos, vem se dedicando a trabalhos artísticos LGBTQIA+. Ele compartilha a trajetória com o jornalista Samuel Guimarães, que apresenta o programa. Na entrevista, fala sobre o preconceito que ainda existe na indústria cinematográfica e a importância de mostrar a diversidade por meio da arte e quebrar estereótipos.

A Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (27), às 23h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

As informações são da EMC.

Foto: Pablo Abritta

Pesquisar