Filme de Susanna Lira é exibido na Rede Minas, nesta sexta (20)

Faixa de Cinema mostra obra que retrata a luta pela terra no Brasil

A luta por terras, no Brasil, é histórica. As mulheres também são protagonistas desse enredo. O documentário “A mãe de todas as lutas”, de Susanna Lira, mostra duas importantes líderes dessas empreitadas sociais. Na obra, a saga de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, que estão na frente da luta pela terra no país. O premiado filme já rodou por festivais nacionais e internacionais e é exibido na Faixa de Cinema, da Rede Minas, nesta sexta (20).

Shirley traz a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, e suas trajetórias nos ligam ao conceito da violência e apropriação do corpo feminino. “Essas duas vozes e suas lutas contam pra gente a história da ocupação de terra no Brasil, a importância do uso da terra como lugar de saúde, lugar de sobrevivência. Elas dão lições de vida e mostram também um histórico de como essa luta se perpetua durante muitos anos”, diz a diretora.

A cineasta Susanna Lira já trabalhou para a TV Globo, GNT, Al Jazeera, Multishow, MTV, entre outras emissoras. Há mais de dez anos atua como diretora de programas de televisão, documentários, além de assumir a curadoria de mostras cinematográficas. Sua filmografia conta com mais de 16 produções com grandes participações e premiações em festivais pelo mundo inteiro, como Festival de Brasília e da Bulgária. Entre as obras, “Mussum, um filme do cacildis”, “Torres das donzelas” e a série “Rotas do ódio”.

A Faixa de Cinema com o filme “Lá nas matas tem” vai ao ar nesta sexta (20), às 23h, pela Rede Minas. O filme também pode ser visto, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

As informações são da Rede Minas.

Foto: divulgação

Pesquisar