Filhos questionam transferência de idoso com enfisema para o Hospital Regional

Transferência de idoso de 65 anos para o Hospital Regional durante a noite foi questionada por seus filhos. Eles acionaram a reportagem do Jornal da Manhã preocupados com o fato de seu pai ter sido levado sem que qualquer familiar tivesse sido avisado. Além disso, o idoso foi diagnosticado com enfisema pulmonar e os testes feitos nas unidades de pronto atendimento em Uberaba apontaram resultado negativo para a Covid-19.

Segundo Pedro Silva, o pai tem a saúde frágil e se sentiu mal nesta semana, passando por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mirante, onde foi diagnosticado com enfisema pulmonar e, como não tinha sintomas de covid-19, foi liberado para casa.

“Mas meu pai se sentiu mal novamente e minha irmã levou ele para a UPA São Benedito, onde ficou internado aguardando internação em uma unidade hospitalar. Quando chegamos na UPA, nesta quinta-feira, fomos informados de que ele tinha sido transferido para o Hospital Regional, mesmo negativo para covid-19, e ainda não nos avisaram do procedimento. Ao questionar os atendentes, fomos informados de que tentaram fazer contato, mas nenhum familiar foi encontrado, mas os números no cadastro não são nem meu e nem da minha irmã”, desabafa. 

Preocupado com a situação do pai, Pedro conta que está apreensivo e teme que ele acabe sendo contaminado pelo novo coronavírus. “Pegamos o laudo da UPA do Mirante, onde aponta que ele não tem coronavírus, e estamos à espera do documento da São Benedito. Meu pai já tem a saúde debilitada e ainda vai ficar internado em um local que trata só de covid-19, isso não está certo e vamos tentar uma transferência para um outro local”.

Em contato com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora das UPAs de Uberaba, fomos informados de que o paciente de 65 anos, Aparecido dos Santos Silva, “apresentou negativo para o teste rápido de Covid-19. Mas após triagem, foi identificado pela equipe médica que o mesmo realizado foi coletado fora dos dias orientados para este tipo de modalidade de testagem. Desta forma, o resultado é considerado invalido como exclusão de diagnóstico. Como havia sido coletado PSR na última segunda-feira (28), porém o resultado, até a tarde de ontem (30), ainda não havia sido disponibilizado e, diante da impossibilidade de descartar a contaminação por Covid, e com o paciente tendo histórico de insuficiência respiratória, o mesmo foi contra-referenciado pelo médico do Samu”, explica.

A Funepu ainda aponta que, foi esclarecido aos familiares que as Unidades de Pronto Atendimento não fazem solicitação de transferência. “O que é feito, na verdade, é a inclusão dele, com seu estado de saúde, no sistema de regulação, que é quem determina se será transferido ou não, e para qual unidade hospitalar será encaminhado. Em casos específicos de vaga zero ou de maior gravidade, como era o caso do senhor Aparecido, além da regulação, o Samu, também o faz”.  

Sobre a família não ter sido comunicada da transferência do idoso, a fundação explica “que a equipe de assistência social da unidade não conseguiu contato a partir dos números que foram disponibilizados na ficha do paciente, tendo inclusive, buscado outras formas de se chegar aos familiares, mas sem sucesso. Hoje pela manhã, a família foi orientada pela equipe sobre o ocorrido e a ficha do paciente foi devidamente atualizada”. 

No Hospital Regional, segundo informaram a Pedro, o pai está internado em UTI em área separada dos pacientes testados positivos para covid-19. 

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação do município, para saber o estado de saúde do paciente e ainda esclarecer o caso, mas até o fechamento desta edição a Prefeitura ainda não havia se manifestado sobre o assunto. O espaço segue em aberto para posicionamento.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar