FIEMG apresenta balanço anual de 2023

PIB do estado registrou um aumento de 3,2%, indústria é destaque no segmento

O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, que representa a soma dos bens e serviços produzidos no estado, está previsto para apresentar um aumento de 3,1% em 2023, superando a projeção para o PIB do Brasil, que pode encerrar o ano com uma elevação de 2,9%. Essa estimativa foi divulgada pela FIEMG durante um evento com jornalistas na sede da federação, em Belo Horizonte, realizado nesta quinta-feira (21/12).

O Balanço Anual 2023 e Perspectivas revela diversos dados sobre a economia do estado, do país e de setores específicos da indústria. Além disso, oferece uma análise técnica detalhada dos diferentes cenários que influenciaram o comportamento do PIB de janeiro a outubro deste ano.

Confira a entrevista com o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe:

De acordo com o balanço, o bom desempenho da agropecuária no primeiro semestre, aliado à resiliência do mercado de trabalho e à queda da inflação, contribuiu para o resultado positivo da economia brasileira e mineira em 2023. Até o terceiro trimestre, tanto o PIB nacional quanto o estadual registraram um crescimento de 3,2% em comparação ao mesmo período de 2022. Este ano, apesar das expectativas de desaceleração econômica devido ao contexto internacional desafiador e às elevadas taxas de juros no Brasil, os resultados demonstram uma robustez surpreendente.

A relevância do setor produtivo de MG
No âmbito estadual, a produção industrial registrou alta de 3,5% de janeiro a outubro deste ano, com influência dos segmentos extrativo e de transformação, que registraram crescimento de 6,5% e 2,3%, respectivamente. Já a indústria nacional apresentou estabilidade no mesmo período.

Pesquisar