Encontro de Corais e show do artista Chico Lobo e banda, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Cajuru no dia 23 de setembro
O FIC – Festival Internacional de Corais – promove a cada ano uma temática específica. Nesta edição de 2022, o tema será “Liberdade”, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 200 anos do “Hino da Independência”, composto por Dom Pedro I, com letra de Evaristo da Veiga (1799-1837). O FIC 2022 contempla e homenageia também os 50 anos do Clube da Esquina, que prezou e exaltou a liberdade em diversas canções, entre elas, “Coração Civil”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant: “Quero a liberdade, quero o vinho e o pão…Quero ser amizade, quero amor prazer, Quero nossa cidade sempre ensolarada, os meninos e o povo no poder eu quero ver….” “E Minas Gerais nunca deixará de ser o altar de homens livres… A liberdade sempre vai morar em todo coração de montanhês” composta por Tavinho Moura e Fernando Brant e a música tema “Ser Livre, o que é” especialmente encomendada ao maestro Leo Cunha e poeta Murilo Antunes que será apresentada por todos os grupos nos finais dos eventos.
O FIC 2022 levará outras atrações a vários espaços de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, sempre com apresentações gratuitas.
Programação:
Dia 23 – 19h30 – Encontro de Corais e show do artista Chico Lobo e banda, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Cajuru;
Coral da Escola Municipal São José- São José do Salgado / Carmo do Cajuru
Coral da Escola Municipal Princesa Isabel – Carmo do Cajuru
Coral da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo – Carmo do Cajuru
Coral da Escola Municipal Princesa Isabel – Carmo do Cajuru
Coral da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo – Carmo do Cajuru
Dia 26 – 19 horas: Aniversário de 125 anos Capela do Rosário (Belo Horizonte); Turnê Coral Canto & Vida – Coral Alegria de Cantar
Dia 27 – 10h – Centro Cultural Jardim Guanabara – Pampulha (Belo Horizonte); Cancioneros
Dia 28 – 12h30: Apresentação das Meninas de Mocambeiro e Duo Cristiane Duarte / Janio Tanaka, no Conservatório UFMG (Belo Horizonte).
Há 20 anos, o FIC – Festival Internacional de Corais – proporciona a cada edição – e gratuitamente – apresentações de mais de 150 corais, bandas, congados, orquestras, shows de renomados artistas nacionais e internacionais para um público superior a 100 mil pessoas, em aproximadamente 60 lugares de 15 cidades de Minas Gerais. É uma forma de integração entre variadas manifestações da música e da cultura, popular e erudita.
A música vocal e instrumental coletiva une, cura, transforma, e transfere de geração a geração tradições centenárias de nossa cultura. O Festival Internacional de Corais, Bandas & Orquestras, hoje o maior da América Latina, é um espaço essencial para promover e integrar corais e grupos vocais/instrumentais, amadores e profissionais, de empresas, instituições de ensino e comunidades. O FIC oferece também oficinas de canto coral e educação musical, para aprendizado e intercâmbio de informações.
A programação do FIC Liberdade ocorrerá até 23 de dezembro.
Mais informações: www.festivaldecorais.com.br
As informações são da Naza Music.