Festa de Santana leva milhares de pessoas a Santana do Paraíso

Divulgação

a fogueira de 15 metros foi acesa, iluminada por um sensacional espetáculo pirotécnico

Santana, promovida no fim de semana. Na sexta-feira, o tão esperado Baile da Saudade, reuniu na quadra de esportes um público recorde para o evento. 1500 lugares foram disponibilizados e o ambiente ganhou uma das mais belas decorações dos últimos anos. No palco, a banda Expresso e Cia., com um grande elenco, repertório com clássicos e musicas atuais, efeitos e muita animação, fez o povo dançar até às 4h.

No sábado, após a benção do Padre Roberto Gualberto, a fogueira de 15 metros foi acesa, iluminada por um sensacional espetáculo pirotécnico, em seguida o público foi presenteado com o projeto Minas ao Luar, de iniciativa do Sesc que trouxe ao palco duas grandes atrações: Luiz Henrique e Matheus e a dupla que vem conquistando cada vez mais o seu espaço no meio sertanejo, Rick e Ricardo. Encerrando as festividades, os milhares de espectadores embarcaram numa viagem fantástica no seleto repertório do cantor ipatinguense Paulo Henrique.

Festa
Desde o início de povoamento do lugarejo que um dia viraria cidade de Santana do Paraíso, há registros de várias comemorações, a principal delas dedicada à sua padroeira, Santa Ana.

Festa de Santana é a principal e mais antiga tradição da cidade. As comemorações em homenagem à santa já aconteciam antes mesmo da construção da Igreja Matriz de Santana. A Festa de Santana sempre teve grande participação popular, no início com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar na construção da Igreja. Até hoje são comuns as barraquinhas com guloseimas e bebidas, e os tradicionais leilões de animais doados pelos moradores, em mais uma demonstração da sua religiosidade.

Como resultado das quermesses organizadas pela população, na metade da década de 50 teve início a construção da Igreja Matriz. Conforme levantamentos do historiador Osvaldo Aredes Louzada Filho, Joaquim Barbosa Barros e “seu” Tancredo foram os pioneiros desse movimento que se transformou em uma das principais festas religiosas do Vale do Aço.

A Festa de Santana é realizada há mais de 60 anos, e atualmente possui um aparato profissional, uma grande estrutura de palco, barracas e atrações musicais que, todos os anos, arrastam milhares de pessoas à sede do município.

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar