O presidente da FMF (Federação Mineira de Futebol), Adriano Aro, afirmou que o cancelamento do estadual, Módulos I e II, não está nos planos ideais para a entidade. Segundo Aro, o objetivo é cumprir a tabela do campeonato assim que os órgãos de saúde estabelecerem a liberação para todos os times retornarem aos gramados.
De acordo com o presidente, a federação está trabalhando para o fim da suspensão do esporte quando a situação no país estiver controlada, mesmo alguns especialistas acreditando que não haverá mais futebol em 2020. A última determinação foi que os jogos de ambos os módulos fiquem paralisados até o dia 30 de abril. Caso não haja melhoria no quadro de coronavírus, essa data se estenderá.
Além dos módulos do Campeonato Mineiro, Adriano Aro ainda acredita na realização do Troféu Inconfidência, torneio disputado por quatro times, os colocados entre quinto e o oitavo no Mineiro e que não se classificaram para o mata-mata do Módulo I, e da Recopa, confronto entre o vencedor do Inconfidência e o melhor time do interior.
A pandemia da Covid-19 paralisou atividades de diversos esportes no mundo inteiro. Em Minas, depois de uma rodada com portões fechados, os Módulos I e II foram suspensos. Na elite do futebol mineiro, a nona rodada da fase de classificação foi a última a ser disputada. Para a conclusão do campeonato, faltam duas rodadas para definir os semifinalistas e os rebaixados e as rodadas de mata-mata.