Fechado desde março para visitação, Memorial Chico Xavier recebe visita técnica sobre as obras

 

Foto/divulgação

O Memorial Chico Xavier está em obras e fechado para visitação desde o início de março. Na manhã desta quinta-feira (18) o local passou por visita técnica da presidente da Fundação Cultural de Uberaba, autarquia responsável pelo espaço, Jaine Basílio.Ela se mostra otimista diante a revitalização considerando “muito grande o seu significado para a cultura uberabense”.
Para o coordenador de museus de Uberaba, Carlos Vitor Silveira de Souza, as obras corretivas são fundamentais para a manutenção do prédio, melhor acolhimento dos visitantes e preservação do acervo. “Todos esses esforços para sanar esses problemas relativos a infiltrações são válidos para futuramente receber novas estruturas e eventos”, completou.

O acompanhamento da revitalização está sendo feito pelo engenheiro civil e responsável técnico pelas obras patrimoniais de FCU, Fauze Frange Abrahão. Conforme ele, todos os procedimentos necessários para extinguir os problemas da estrutura estão sendo adotados. “As obras vão do pátio ao telhado. Agora, há escoamento de água no pátio onde funciona o estacionamento, faltando apenas a colocação das grades. Na parte superior da grade paralela à avenida João XXIII onde há um talude será construído muro de arrimo para novo jardim. O telhado também por adequações, já que em função da quantidade de folhas e inclinação menor do que o normal, tornou-se muito complicada a preservação interna. O projeto revê redimensionar o telhado preservando a parte arquitetônica. Todo telhado será trocado”, esmiuçou.

Fauze continuou: “Também haverá recuperação no escoamento de água na entrada do Memorial para não ocorrer alagamento e drenagem nas partes externas. Hoje não há lugar para escoamento e ocorrem as infiltrações internas. A galeria do Chico também estava comprometida por falta de escoamento de água”. De acordo com o engenheiro, a estrutura de policarbonato receberá atenção especial. “Essa estrutura está empenada. Será desempenada e receberá um reforço estrutural”.

Por causa da pandemia da Covid – 19, a obras ofrerá atraso na entrega inicialmente programada para julho, mas conforme o engenheiro, sem ajustes financeiros. A responsável pela obra de correções e reparos na estrutura física do Memorial é a Yannis Construtora e Serviços de Limpeza Urbana Eireli, que venceu a licitação com o valor de R$ 198.604,50.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar