Fazendeiro é multado por suspeita de dificultar regeneração em área de preservação permanente

(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

Um fazendeiro, que não teve a identidade revelada, foi multado em quase R$4 mil neste domingo, 9, por suspeita de dificultar regeneração em Área de Preservação Permanente (APP) na zona rural de Canápolis. A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) afirmou que a intervenção foi flagrada durante patrulhamento ambiental preventivo na região.

De acordo com a apuração policial, uma escavadeira foi utilizada para realizar a intervenção em 1,2 hectares da APP de um imóvel rural. Esse tipo de ação dificulta a regeneração natural do local, por isso, não pode ser feita sem autorização do órgão ambiental competente. Esse é um crime ambiental previsto no artigo 48 da Lei Federal 9.605/98. O proprietário da área foi multado em R$ 3.711,60 e assumiu o compromisso de comparecer no julgamento.

(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

O Sargento Eduardo Venâncio da PMMA pediu para que a população denuncie sempre que souber de algum crime ambiental na região. O número para denúncias é 181, já em Ituiutaba também há o telefone 198. “APP é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. As Áreas de Preservação Permanente, assim como as Unidades de Conservação, visam atender ao direito fundamental de todo brasileiro a um Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado”, explicou.

Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa

Pesquisar