Fazenda Boa Esperança reabre nesta sexta-feira (31) para visitação pública após dois anos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, em parceria com a Arte e Cultura vão reabrir nesta sexta-feira (31) a Fazenda Boa Esperança, em Belo Vale, na região Central de Minas, após dois anos para a visitação pública.

A inauguração vai contar com a exposição e projeto educativo. Além disso, a fazenda que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e também pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passou por uma restauração arquitetônica e estrutural entre 2017 e 2018.

A primeira etapa da reabertura vai oferecer uma exposição sobre a ocupação de território em que a fazenda está inserida, além de suas características econômicas e produtivas. A arquitetura e o cotidiano também vão ser abordados.

O programa educativo “Encontro com Educadores – Redescobrindo Sentidos” também vai ser outra atração. Nesta exposição, o objetivo é construir, com educadores formais e informais, conhecimentos que desenvolvam as discussões e as práticas em torno do tema relacionado ao patrimônio cultural. Uma visita mediada ainda é fornecida aos visitantes.

As atividades foram proporcionadas pelo projeto de restauração e pelo ReFazenda, uma parceria entre o Instituto Inhotim e o Iepha de Minas Gerais. Sendo assim, o público e as comunidades locais vão poder ter experiências e também reflexões sobre o patrimônio e políticas culturais.

O presidente do Iepha, Michele Arroyo, afirmou que a reabertura à visitação pública significa muito para a comunidade de Belo Vale. Além disso, durante a reabertura da fazenda vai ser lançado o segundo volume da Óculo, uma revista do Patrimônio Cultural.

Vale lembrar que o evento vai acontecer nesta sexta-feira, às 10h, na Fazenda Boa Esperança, localizada no Belo Vale, na região Central de Minas Gerais. Para mais informações ligue no (31) 3235-2812.

(com supervisão de Victor Veloso) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar