Farmácia Solidária de Uberaba já doou 650 medicamentos este ano

Seiscentos e cinquenta medicamentos que não são ofertados pelo SUS foram doados na Farmácia Solidária do município neste ano. De acordo com informações da Prefeitura de Uberaba, a importância da Farmácia Solidária é ressaltada sobretudo diante da judicialização de medicamentos no município. “Medicamentos não padronizados pelo Sistema Único de Saúde muitas vezes são demandados judicialmente, assim a Farmácia Solidária constitui uma opção de acesso a esses medicamentos”, explica a administração.

Alimentação parental, exames, consultas, tratamento de oxigenoterapia hiperbárica, próteses, órteses, internações compulsórias e medidas protetivas são os itens mais pedidos na Justiça para cumprimento pelo município. Em 2018 e 2019 foram 61 ações judiciais, sendo 26 até junho de 2020.

“Se for para analisar a média, até o momento, houve redução na quantidade de ações, mas é preciso fechar o ano para fazer o comparativo fidedigno. É preciso lembrar que as ações judiciais não abrangem apenas medicamentos. Ela pode ocorrer por produto também, mas outro fator que impacta em uma redução de demandas judiciais, são ações implementadas para Secretaria de Saúde, melhorando a  atuação da junta de avaliação de processos, a regulamentação da oferta de dietas e fraldas por meio de portaria própria, revisão periódica dos processos realizada pela Farmácia Central, conscientização de prescritores e do magistrado com relação às responsabilidades pela oferta de medicamentos pela União, Estados e Municípios”, destaca.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Uberaba, a lista de medicamentos fornecidos pelo município (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) é composta por 130 itens, disponíveis nas 10 Farmácias Básicas do Município. Além disso, nos últimos dois anos beneficiou 17 mil pacientes, gerando uma  economia de recursos públicos de cerca de R$ 20 mil/mês.

“Todos os medicamentos recebidos sob a forma de doações pela Farmácia Solidária foram destinados para tratamento terapêutico medicamentoso dos usuários ou foram descartados corretamente. Assim, mais de 2 milhões de unidades de medicamentos (entre comprimidos, frascos, pomadas) receberam destinação adequada, evitando que alcançassem o meio ambiente de forma indevida”.

A Farmácia Solidária atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para retirar o medicamento gratuitamente, o usuário precisa apresentar o receituário médico e um documento de identificação com foto. A Farmácia Solidária fica na Praça Augusto Lempp, 750 – Bairro Santa Marta; Telefone: (34) 3315-7573.

Confira a lista de medicamentos disponíveis nas Farmácias da rede Municipal de Saúde

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: