Farmácia Central de Poços recebe mais de 10 kg em medicamentos vencidos

A farmácia central de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que funciona na Policlínica da cidade recebeu mais de 10 kg de medicamentos vencidos durante uma semana.

Do montante de medicamentos vencidos que a unidade recebeu, 70% foram fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e enviados à Policlínica. O sistema de saúde do município possui além deste possui outros pontos para entrega de medicamentos vencidos, porém a grande quantidade devolvida na última semana deixou a administração em alerta.

Segundo a farmacêutica Lívia de Almeida, nos últimos tempos houve um grande aumento no número de entregas de medicamentos vencidos, o que preocupou a equipe do local. Segundo ela, a devolução dos remédios é um sinal de danos a própria saúde dos pacientes ou que eles estão realizando o acumulo de medicamentos em casa.

Lívia ainda alerta sobre o desperdício com o dinheiro público. Segundo ela, “o acumulo de remédios em casa impede que outras pessoas tenham acesso ao remédio”.

Vale lembrar que todas as unidades de saúde do município possuem local para entrega de medicamentos vencidos e que eles não são mais utilizados.

Pesquisar