O jornal O Estado de São Paulo constatou que aos poucos, as famílias brasileiras começam a retomar alguns hábitos de consumo adquiridos nos tempos de bonança da economia.MANTEIGADados da consultoria Kantar Worldpanel publicados pelo jornal mostram que, em 2017, mais de 2 milhões de lares voltaram a comprar manteiga pelo menos uma vez no ano indicador que mostra uma reação do mercado de consumo.CONSUMOÀ medida que a economia melhora, a primeira cesta a dar sinais de recuperação é a de bens de consumo não duráveis, afirma diretora da Kantar.FATORESO jornal prossegue dizendo que a retomada é explicada por um conjunto de fatores: inflação baixa, juros no menor patamar histórico, aumento da renda e ligeira reação do mercado de trabalho.ENDIVIDAMENTOOutro motor do consumo foi a redução do endividamento das famílias, que chegou a comprometer 22,8% da renda mensal em 2015. De lá pra cá, o indicador seguiu um movimento de queda e foi de 19,9% em dezembro do ano passado.
Postado originalmente por: 93 FM