Famílias são retiradas de casa devido à risco de rompimento, em Macacos

Nesta terça-feira (28), ao menos quatro famílias foram retiradas de suas casas na cidade de Macacos, na região metropolitana de Belo Horizonte, devido a um novo risco de rompimento da Barragem B3/B4 da Vale. As informações são da Defesa Civil Estadual.

De acordo com o Tenente-coronel do órgão, Flávio Godinho, as autoridades estão realizando o estudo Dam Break, termo da área de engenharia que está relacionado às consequências do rompimento das barragens, como por exemplo a quantificação de danos e riscos e planos de ações emergenciais.

A Barragem B3/B4, em Macacos, teve seu primeiro alerta no dia 16 de fevereiro do ano passado. O alerta máximo de rompimento veio depois de um pouco mais de um mês, no dia 27 de março. As sirenes na região foram acionadas.

Quem alertou a população do município sobre o aumento do nível de alerta da barragem foi a ANM (Agência Nacional de Mineração). Segundo a instituição, quando a estrutura alcança o nível três ou quatro, todos devem ficar em alerta pelo aumento da ameaça de “rompimento ou risco iminente de romper”.

Pesquisar