Um falso médico-veterinário foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Frutal, no Triângulo Mineiro, esta semana. De acordo com o delegado, ele atuava em uma clínica particular e foi denunciado no Conselho Regional da categoria (CRMV-MG) e à Polícia Civil. Ele responderá pelos crimes de exercício ilegal da profissão, de falsidade ideológica e de falsidade material, que possuem, respectivamente, penas de 15 dias a 3 meses; de 1 a 3 anos; e de 2 a 6 anos de reclusão.
Ele ainda poderá responder pelo crime de maus-tratos, uma vez que se passava por médico-veterinário realizando atendimento clínico em animais sem possuir formação para atuar na área, tampouco a inscrição no CRMV-MG.
Segundo a chefe do setor de Fiscalização do CRMV-MG, dra. Rafaela Luns, a clínica na qual o profissional atuava também apresentava irregularidades, em desconformidade com as legislações pertinentes. “A empresa não possui registro no CRMV-MG e nem médico-veterinário responsável técnico inscrito no Conselho, como determina a Lei n° 5.517/68”.
As investigações também dão conta de que a empresa na qual atuava o falso profissional, realizava propaganda da clínica irregular numa emissora de rádio, informando, inclusive, que existe a presença de médico veterinário para atendimento no local. “O falso profissional utilizava um número de inscrição profissional que não o pertence, utilizando-se de um carimbo falso para atestar carteiras de vacinação animal”, detalha dra. Rafaela Luns.
Com JM Online
Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa