A Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente de Coronel Fabriciano e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba CBH- Piracicaba e BioAtlântica (IBIO AGB Doce), por meio da Fundação Educacional de Caratinga (Funec), realizam nesta quinta-feira, 18, as 16h30 na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde em Cocais de Cima, o 1º Encontro com representantes dos imóveis rurais do município. O objetivo é discutir sobre o Rio Vivo, um conjunto de três programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce) que contempla ações de recuperação ambiental, com recursos da cobrança do uso da água.
Ao todo, o projeto contemplará 150 proprietários rurais com investimentos de cerca de R$ 2 milhões. Nesta etapa, será realizado um levantamento e cadastramento dos proprietários rurais com vistas aos programas de Combate de processos erosivos e áreas degradadas, incluindo as estradas vicinais, implantação do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural e programa de recomposição de APPS e Nascentes.
De acordo com o gerente de meio ambiente, Ivan César de Oliveira, estas ações trazem uma série de benefícios. A implementação destas ações colabora com a revitalização dos cursos dágua com aumento da vazão, ajuda os produtores rurais a se regularizarem legalmente, fomenta o aumento de qualidade de vida e auxilia na conscientização dos produtores rurais sobre a necessidade de se ter um meio ambiente mais equilibrado, explicou o gerente.