Abertura da mostra está marcada para o próximo dia de 17 de agosto
A Exposição “Minas em Postais” é uma viagem pelas imagens mais representativas de Minas Gerais, registradas nas 30 cidades pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Os municípios que compõem a Associação detêm juntos mais de 70% de todo patrimônio histórico tombando do Estado. Em Lagoa Santa ela estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, de 17 a 31 de agosto, das 8h às 17h, na Rodoviária da Cidade – Av. Pref. João Daher, 757, Centro.
Procurando dar maior visibilidade para a Exposição, a cidade de Lagoa Santa vai montá-la no saguão da Rodoviária, buscando assim garantir o acesso a todos às representativas imagens de Minas e divulgando ainda mais as cidades históricas do Estado.
Composta por fotografias/painéis escolhidos por cada cidade, sendo cada um deles um registro que sintetiza as belezas contidas em cada município histórico de Minas Gerais. Da cidade de Congonhas o postal traz a imagem do Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO, sendo os 12 profetas de Aleijadinho com a Igreja do Bom Jesus de Matozinhos ao fundo. De Ouro Preto vem a imagem da Praça Tiradentes com o Museu da Inconfidência. De Tiradentes a imponente igreja Matriz de Santo Antônio, e de Diamantina o Centro Histórico com seu Mercado Velho, entre muitas outras fotografias das muitas belezas de nosso Estado.
A visitação da mostra é gratuita e livre para todos os públicos e apresenta entre os postais imagens de bens culturais, de natureza material e imaterial, além de edificações, paisagens, conjuntos históricos, sítios arqueológicos, saberes, ofícios, celebrações, lugares e formas de expressão inerentes de cada localidade.
A exposição é itinerante e a cada quinzena vai para uma cidade histórica de Minas Gerais, fazendo com que o público compreenda, valorize e conheça os bens culturais mineiros como parte integrante de seu patrimônio cultural. As secretarias de cada município promovem visitas monitoradas de alunos das escolas municipais, destacando a importância da preservação e valorização dos bens históricos de cada cidade mineira e brasileira.
Além dos painéis, compõem ainda a exposição postais, em tamanho natural, das cidades e informações gerais de cada município.