Exposição “Enquanto o Mundo Cai” segue até 2 de novembro

Primeira exposição individual de JFBrittes busca inspiração na arte Butô

O Diamond Mall recebe até o dia 2 de novembro a exposição “Enquanto o Mundo Cai”. A mostra, localizada no terceiro piso do shopping, é a primeira individual de JFBrittes. O artista busca inspiração na arte Butô para refletir sobre as relações e sentimentos humanos. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sábado, de 10h às 22h e domingo de 10h às 22h. A curadoria da mostra é de Ernane Alves.

A técnica de JFBrittes mescla tinta à óleo e carvão. O artista vem ao longo dos últimos anos aprimorando a fusão entre estes materiais. Sua linguagem buscou inspiração na arte Butô, criada por um grupo de performers japoneses dirigidos por Tatsumi Hijikata 1928-1986. Por meio de seus expoentes e criadores, o Butô buscou inspiração nas vanguardas europeias – como o expressionismo, o cubismo e o surrealismo – e nas danças tradicionais japonesas, como Nô e Bugaku.

O artista reconhece a importância do movimento nas obras que compõem a mostra “Enquanto o Mundo Cai”. “A partir do contato com o Butô, eu consegui compreender melhor qual caminho na arte que eu almejo seguir”, comenta o artista. Ele explica que as expressões artísticas do movimento surgiram em épocas de muita dor, como a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra da Bósnia, sendo possível traçar um paralelo com a atualidade.

JFBrittes é natural da cidade do Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG , também se especializou em gravura em metal e pintura.

As informações são Mateus Meireles. 

%d blogueiros gostam disto: