O ex dirigente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, foi internado, na noite dessa terça-feira (04), em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Madre Teresa, no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte. O estado de saúde de Itair é grave.
De acordo com informações do hospital, o ex dirigente está com acidose metabólica, que foi agravada por uma infecção do novo coronavírus. Essa doença é causada por um excesso de acidez no sangue caracterizada por uma concentração anormal baixa de carbonatos. É um quadro bastante comum em pacientes diabéticos que não se submetem ao tratamento.
Segundo os médicos, essa acidez pode reduzir o pH do sangue, tornando a respiração mais profunda e rápida, uma vez que o corpo está tentando liberar o excesso de ácido no sangue. Todas essas complicações podem sobrecarregar os rins, principalmente pelo aumento de acidez também na urina.
Na manhã desta quarta-feira (05), foi confirmada uma estabilidade no estado de saúde de Itair. Ele reagiu bem à hidratação e ao uso dos antibióticos, usados para controlar a infecção. Além disso, Itair está submetido a um oxigênio via cateter nasal e, por conta de diabetes, estão fazendo o controle da glicose no sangue.
Itair Machado deixou a vice-presidência do clube mineiro em outubro de 2019 após ser constatada uma crise política, administrativa e financeira. Wagner Pires de Sá, Itair Machado, o ex-diretor-geral Sérgio Nonato e o ex-diretor jurídico Fabiano de Oliveira Costa estão sendo investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Minas Gerais pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro, falsificação de documentos/falsidade ideológica, apropriação indébita e organização criminosa.
Em 2019, a gestão de Wagner Pires de Sá, o Cruzeiro apresentou uma baixa financeira recorde de mais de R$ 394 milhões em 12 meses. A dívida total no balanço de 2019 gira em torno de R$ 800 milhões.