Estudo divulgado pela Unifal-MG aponta que as mortes de idosos acima de 80 anos pela Covid-19 começaram a cair no Sul de Minas devido a imunização

Estudo divulgado pela Unifal-MG aponta que as mortes de idosos acima de 80 anos pela Covid-19 começaram a cair no Sul de Minas por causa da vacinação. No entanto, a mortalidade entre os mais jovens em crescido, principalmente na faixa etária de 30 a 39 anos.

Conforme o estudo, a maior da redução da mortalidade está na faixa acima dos 80 anos. No mês de abril, as mortes dessa faixa etária caíram em 39%. Já as mortes para idosos acima de 90 anos tiveram queda de 34%. Já a faixa etária de 30 a 39 anos foi a que teve maior aumento da mortalidade em abril por causa da doença: +59%.

As demais faixas etárias também tiveram crescimento de mortes por Covid-19 em abril:

  • 90 anos ou mais: -34%
  • 80 a 89 anos: -39,1%
  • 70 a 79 anos: +21,5%
  • 60 a 69 anos: +43,6%
  • 50 a 59 anos: +41,5%
  • 40 a 49 anos: +57,4%
  • 30 a 39 anos: +59%
  • 20 a 29 anos: +50%

Estabilização de casos, mas pressão no sistema hospitalar

Conforme o estudo da Unifal-MG, as medidas de prevenção mais rigorosas parecem ter contido o ritmo descontrolado de casos. Porém, a incidência ficou estabilizada em patamar muito alto. De março para abril, houve um recuo de 3% no número mensal de casos, diminuindo também o crescimento de óbitos. Mas, um dado preocupante, é que o mês de abril registrou uma proporção de internação entre os casos de 10%, superior à média de 7% dos meses anteriores.

Assim, destaca o estudo, apesar de não ocorrer aumento no número de mortes, a pressão pela ocupação de leitos pode continuar e aumentar, mantendo o risco de colapso hospitalar. Por isso, é urgente diminuir o ritmo de novos casos, para evitar a pressão sobre o sistema de saúde e diminuir o risco de surgimento de novas variantes de preocupação.

O Sul de Minas registra tendência de estabilidade de novos casos, diminuição de internações e óbitos, refletindo a situação do estado. Mas, destaca o estudo, dada a lentidão no ritmo da vacinação, o desafio de diminuir o surgimento de casos é mais urgente ainda e imediato diante da proximidade do Dia das Mães.

Fonte: G1

O post Estudo divulgado pela Unifal-MG aponta que as mortes de idosos acima de 80 anos pela Covid-19 começaram a cair no Sul de Minas devido a imunização apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar